Eu (ainda) quero jogar em BH

Ao observar que muitos dos visitantes do blog acabaram aqui por digitarem nos sites de busca termos como “onde jogar RPG BH”, decidi fazer uma compilação sobre os principais pontos de encontro, quem está fazendo acontecer, onde e como, visando fortalecer e integrar a cena local. Já informo que, apesar de RPG ser um foco muito forte, recentemente está se falando e jogando muitos boardgames. Como, até certo ponto, há uma sobreposição de nichos das duas atividades, pretendo também focar nos eventos que não se limitam ao RPG. Estando tudo reunido em único lugar facilita a todos que porventura comecem a procurar mais a fundo.

Primeiramente, começarei pelo grupo RPG BH do Facebook. A comunidade virtual é bem forte, sempre tem gente interessada procurando grupos e divulgando informações sobre lançamentos e eventos. Gerenciada pelo X-Man, figurinha carimbada do RPG local, e um dos principais divulgadores do hobby, sempre tentando manter uma lista similar a essa, foi uma das inspirações para esse post.

Ele também é dono do site RPG BH, que reúne parceiros, endereços e informações interessantes, além de resgatar parte da memória dos eventos dos anos 90. Vale a pena acompanhar e ficar de olho, são dois pontos interessantes para se fazer contato com outros jogadores.

O Clube de Jogos Sétima Armada promove encontros semanais no Centro Cultural da UFMG (localizado bem no Centro de Belo Horizonte), na parte da tarde. O espaço é aberto e gratuito, conta com acervo de jogos próprio (ainda que pequeno, porém variado, capaz de agradar vários públicos). Os jogadores podem também levar seus jogos de casa ou apenas usar o espaço para jogos de RPG. O pessoal é bem receptivo a iniciantes e sempre leva alguma coisa diferente. Eles tem uma lista de discussão, bem útil para marcar os encontros (com alguns poucos emails semanais) e uma página na Skynerd.

O mesmo local do Sétima Armada sedia atualmente o encontro Quero Jogar RPG. O evento, que começou pequeno, vem ganhando espaço e popularidade (e um dos organizadores é esse que vos fala) a cada edição. Apesar de o foco ser nos jogos de rol, vê-se muitas mesas de boardgames ou jogos de carta. Se você procura gente pra formar um grupo, é oportuno para conhecer quem também está sem, divulgar ou testar um sistema que só você conhece ou criou, ou simplesmente sentar e se divertir. As páginas do facebook e do twitter constamente são atualizadas com novidades.

O Espaço TIM UFMG do Conhecimento e a escola de Arquitetura da UFMG recebem encontros semanais organizados pelo professor Luis Coelho e seus UFMGamers. Também desenvolvedor de jogos, Luish, como é conhecido, prefere focar nos euro-games de tabuleiro. Seus jogos lançados Recicle e Afluentes são ótimos por tratarem de temas educativos (reciclagem e meio-ambiente, respectivamente), além de terem mecânicas muito elaboradas e dignas de nota. As reuniões no Espaço Tim são todas as quinta-feira, e na escola de Arquitetura às segundas. Ambos na parte da noite e com entrada franca.

A Mogo Jogos e Colecionáveis é uma loja de RPG, quadrinhos, vídeo-game e cultura nerd em geral. O dono, Rafael Navarro, conhecido como Kender, também promove reunião de jogos todas as quartas feiras, apesar do espaço restrito. Para o futuro, ele pretende expandir a loja, trazendo mais material de jogos e criar um clube, aumentando as atividades lúdicas na loja. A loja fica na Savassi.

O Projeto Réquiem é um dos poucos grupos de LARP ativos, com atividades constantes, geralmente na Praça da Liberdade. Além de ser uma boa referência para quem gosta dos cenários do Mundo das Trevas, mesmo não se interessando pelos jogos de ação ao vivo.

Além dos locais e eventos para jogos tem muita atividade de criação em BH:

A Secular Games, coordenada pelo Rafael Rocha e muito bem representada pelo Violentina do Eduardo Caetano está preparando uma série de novidades para o ano de 2013, inclusive trazendo o jogo gringo Dungeon World, que fez sucesso lá fora e financiou uma campanha no Kickstarter com muito público.

O Nitro, autor do blog NitroDungeon, vai lançar o seu sistema +2d6 pela Redbox. O Nitro é um dos mestres mais requisitados da cidade, sempre lota mesas e constantemente seu blog libera várias novidades e resenhas de material para jogadores iniciantes e veteranos.

O Alan Silva e a House Rules estão na fase final de playteste do jogo Cachorros Samurai, já disponibilizaram um kit de demonstração completo, que vem com aventura e personagens prontos, todas as regras básicas. Também lançamento para 2013.

O já mencionado Luis Coelho também está bem avançado com o próximo lançamento, o Incofidentes. E foi até tema de matéria da Veja BH (junto com o Eduardo Caetano, o cara tá em todas!)

E não menos importante é a produção independente do Alex D’ates de quadrinhos misturado com card game: o Mercenary Crusade financiou a primeira temporada do card-game e já está a caminho uma segunda leva, baseada nos quadrinhos escritos por ele e ilustrados pelo Gio Vieira. Os leitores puderam ajudar a escolher algumas das cartas futuras pela fanpage do Facebook.

Essa são as iniciativas que conheço. Se mais gente souber mais locais no qual aconteçam jogos públicos, ou gente produzindo material na área lúdica, comentem que adicionarei à lista. E não deixe de comparecer, prestigiar os eventos e especialmente de divulgar para os amigos para valorizar os projetos locais e ajudá-los a expandir.

About Igor "Bone" Toscano

Já foi MIB da SJGames, playtester, tradutor, revisor, organizador de eventos locais. Só falta mesmo publicar um jogo.
This entry was posted in Jogos and tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

2 Responses to Eu (ainda) quero jogar em BH

  1. Muito bom o post, e obrigado por falar do NitroDungeon🙂 ! Vou divulgar esse texto para o pessoal que quer jogar RPG em BH!

  2. Excelente compilação. Sem dúvida, muito instrutivo. Acho que tem um grupo na Cidade Nova, mas não lembro o nome. Dá uma pesquisada depois.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s