Frag – Gold Edition

Você já jogou Doom, Quake, Duke Nukem? Talvez Half-Life ou Counter Strike? Ou quem sabe você já esteja acostumado com os jogos das mais novas geraçoes: Call of Duty, Bioshock, Deus Ex? Não importa muito, sao jogos que, desde que surgiram, mudaram muito pouco em jogabilidade, aprimorando só os gráficos.

Frag é um first-person shooter como os citados acima. A grande diferença é que não se precisa de uma máquina para rodar. Sim, pois FRAG não é um jogo de computador, e sim de tabuleiro!

Lançado em 2001, e relançado em 2009 com um acabamento infinitamente superior, Frag Gold Edition recria a experiência de um jogo de tiros em primeira pessoa na mesa da sua casa.

O jogo tem tudo que você espera de um do gênero: o tabuleiro é um mapa quadriculado, os jogadores “aparecem” em “respawn points” numerados e precisam se movimentar, atravessar portas, saltar poças de ácido e tentar matar os personagens de seus oponentes. Cada morte conta como um frag e, quem completar 3 frags primeiro, ganha.

Dessa maneira, o tabuleiro contém marcadores especiais de arma e de equipamento. Quando os jogadores passam por esses locais, há a chance de eles encontrarem itens especiais que podem ser usados pelos personagens. Armas melhores, kits médicos, armaduras, todo o tipo de bônus. Além desses dois tipo de cartas, existe um terceiro, as cartas especiais que você só consegue dando Frag nos oponentes. Essas cartas são as mais poderosas! Elas são como códigos de trapaça que você usa para “bombar” o personagem e fazer feitos mirabolantes.

O divertido do jogo é que ele brinca mesmo com o conceito de “um jogo de videogame sem o videogame”. Os itens e cartas especiais mencionam o uso de soft ou hardware melhor, memória RAM, upgrades, etc. Além de ser um jogo muito simples e fácil de jogar, misturando estratégia e muita sorte.

O jogo vem com fichas de personagens, uma de cada cor, correspondente à cor das miniaturas. Palmas pra SJGames aqui, que fez fichas apagáveis (e ainda incluiu uma caneta atômica). Os jogadores então distribuem 7 pontos entre 3 atributos, Health, Accuracy e Speed, que vão determinar a quantidade de dano eles aguentam, a distância em que irão atirar, a quantidade de quadrados que será movida, etc. A ficha conta com um resumo das regras e de cada atributo, além de ter espaço para marcar os Frags.

Cada jogador recebe uma carta de cada tipo ao início também (arma, engenhoca e especial). Sorteia-se quem começa e o jogador então rola um número de dados igual a sua Speedy. A soma desses dados é o número de quadrados que o personagem pode movimentar na rodada. Ele pode parar e atirar quando quiser, e se tiver movimento sobrando, continuar movento.

O teste para acertar é simples também: basta rolar um número de dados igual a Accuracy. Se a distância em quadrados for igual ou menor que a soma do resultado dos dados, o tiro acertou. Se for maior, errou.

Componentes do jogo, foto tirada do site oficial.

O dano é calculado com base na arma: cada uma possui um dano específico (e a maioria tem também um número máximo de balas, sendo requerido cartas de engenhocas para recarregá-las) que pode variar de 2dados até 10!

Para calcular o dano, rola-se o valor de dano da arma e o alvo joga um número de dados igual a sua Health. O valor do dano então é DIVIDIDO pela soma do resultado da Health.

Para entender, um exemplo simples: Smith tem Spd 4, Hth 2 e Acc 2. No início de seu turno, ele rola seus 4 dados de Spd e obtém um 16. Ele pode se movimentar 16 quadrados nesse round. Ele decide avançar 9 quadrados, aproximando-se de Jão. Jão possui os mesmos atributos. Após se movimentar, eles está há 5 quadrados de distância um do outro. Smith declara o ataque com sua Lightning Blaster (5d de dano). Ele rola seu Acc e seu 10 é suficiente para acertar. Seu 5d de dano somados dão 15 e Jão rola seus 2d  para absorver. Com o espetacular resultado de 12, Jão toma apenas 1 de dano (15/12, arredondado para baixo). Como Smith não possui mais tiros, ele decide se afastar os 7 movimentos restantes e torcer para Jão, que é o proximo jogador, não ir atrás dele.

A qualidade dos materiais do jogo é acima da média. A caixa é cartonada, sólida e resistente. O tabuleiro, então, nem se fala. Com dupla face, cada lado do tabuleiro tem jogabilidades bem distintas. O jogo vem ainda com diversos marcadores para a munição, marcas de sangue para os locais em que ocorreram Frags, marcadores para equipamente que foi jogado no chão, as fichas de personagem apagáveis e as cartas especiais e de itens.

Frag é um jogo dinâmico e divertido, especialmente se você for fã do gênero. A média de tempo das partidas também não é muita, então você pode jogar várias de uma vez. Um vídeo com a abertura da caixa pode ser encontrado aqui, Divirtam-se!

About Igor "Bone" Toscano

Já foi MIB da SJGames, playtester, tradutor, revisor, organizador de eventos locais. Só falta mesmo publicar um jogo.
This entry was posted in Jogos and tagged , , , , , , . Bookmark the permalink.

One Response to Frag – Gold Edition

  1. Pingback: It’s Over 9k! Steve Jackson’s Frag « Aos quatro ventos

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s