Novidades sobre a Campanha de Financiamento Coletivo do Violentina

Para quem não sabe, Violentina é um jogo interpretativo, com bases muito parecidas com o do Fiasco. A mecânica geral é bem diferente, mas com uma proposta parecida: contar uma história com uma “pegada” cinematográfica.

Ao invés de dados, cartas. O Violentina conta também com algumas mecânicas mais interessantes de tomar controle narrativo e a criação de personagem é mais interativa.

Segue, abaixo, o release de Violentina:

A Secular Games anunciou durante a RPGCon 2011, realizada nos dias 9 e 10 de Julho, que seu próximo lançamento, o jogo Violentina de Eduardo Caetano, seria feito através do modelo de financiamento coletivo. Alguns dias se passaram enquanto fazíamos os últimos ajustes, e agora, com tudo pronto, é hora de darmos a largada nesta experiência!

Esperamos que o Violentina seja o primeiro jogo de RPG nacional lançado através de uma campanha de financiamento coletivo (e precisaremos de seu apoio para isso!). Mas o que é o Violentina, e que diabos é financiamento coletivo?

Violentina é um jogo sobre Violência, Vícios, Volúpia e Vingança desenfreados, onde os jogadores interpretam trapaceiros, mafiosos, femme fatales e autoridades corruptas em uma espécie de Colaboração Competitiva. Profundamente inspirado na estética e na narrativa dos filmes de Quentin Tarantino e Guy Ritchie, Violetina utiliza um sistema baseado em cartas e fichas de poker afim de distribuir de forma equilibrada o controle narrativo entre os jogadores, transformando aspectos e características específicas deste tipo de filme em mecânicas de jogo. De acordo com esta proposta, Violentina é um Jogo de Contar Histórias sem mestre, sem preparo, sem ordem cronológica, baseado em enquadramentos de cena e na criatividade de todos os participantes.

Violentina vem sendo desenvolvido por Eduardo Caetano de maneira aberta – e a versão mais atual do jogo pode ser baixada de graça – recebendo críticas e sugestões da comunidade, essenciais para o desenvolvimento do jogo. O lançamento através do financiamento coletivo é só mais um passo em seu processo de criação colaborativa e aberta!

E o que significa financiamento coletivo? Financiamento coletivo (ou crowdfunding) é o método de bancar um projeto através da contribuição antecipada daqueles interessados na iniciativa. Se o valor estipulado para a execução do projeto for alcançado, a parada acontece e todos os colaboradores recebem recompensas previamente combinadas de acordo com o seu nível de suporte. Se o valor não for alcançado, o projeto volta para a gaveta e nenhum colaborador é cobrado. Como um amigo nosso definiu muito bem, ao participar de uma iniciativa de financiamento coletivo, você se torna uma espécie de micro-sócio no projeto, contribuindo para sua execução, mas também recebendo coisas legais em troca caso ele realmente saia do papel (ou do site!) e se realize.

A cada dia o financiamento coletivo se torna uma estratégia mais comum e eficiente para bancar projetos interessantes. Recentemente A Banda Mais Bonita da Cidade conseguiu bancar a gravação de seu primeiro disco através do financiamento coletivo, e fora do Brasil vários jogos independentes tiveram campanhas de crowdfunding muito bem sucedidas, tais como o Do: Pilgrims of the Flying Temple, Technoir e Startup Fever só para citar alguns.

Queremos não só que o Violentina seja o primeiro jogo de RPG nacional lançado através do modelo de financiamento coletivo, mas também testar o formato e sua viabilidade do mercado nacional de jogos, abrindo portas para outras iniciativas independentes!

A campanha de financiamento coletivo do Violentina será feita no site Movere.me, e terá início no dia 01/08, próxima segunda-feira. A campanha terá a duração de 30 dias e tem como objetivo arrecadar R$1750,00 R$2.000,00 (tivemos que recalcular o valor, pois nos esquecemos de contabilizar as taxas cobradas pelo Movere.me!) para a produção da tiragem inicial de 100 cópias do livro. Dentre as possibilidades de recompensa se encontram:

  • O download da versão final de em Violentina PDF.
  • A cópia impressa do livro autografado.
  • Par de baralhos exclusivos para o jogo.
  • Livreto impresso com 3 novas Tramas
  • Uma maleta super com uma versão do livro encadernada à mão e com todas as outras recompensas disponíveis e mais alguns itens exclusivos.

A contagem regressiva para o início da primeira campanha de financiamento coletivo para um RPG nacional começou! Se você quer ver esta iniciativa dar certo já pode contribuir antes mesmo do dia 1º de Agosto, divulgando este texto e a proposta para o maior número de pessoas que conseguir, espalhando o link para download da versão de playtest do Violentina, e nos enviando suas críticas e sugestões.

Façam suas apostas!

[Atualização]O projeto foi um sucesso. Não, sério, foi um TREMENDO sucesso! A campanha, que esperava arrecadar 2 mil reais em 30 dias bateu esse valor em 3 horas. As cotas mais caras foram embora PRIMEIRO, quase inacreditável! Mesmo assim o projeto continua e agora com novidades: o pdf será liberado para todos os colaboradores (então corre, você pode pagar 1 realzinho e ganhar um pdf jóia!) e um bloquinho A5 com 50 páginas de Gabarito de Papel virá de brinde em todas as colaborações acima de 50 reais. E, por um curto tempo, uma nova versão das caixas e maletas está disponível para você que já colaborou e quer fazer um upgrade: pagando a diferença, você pode receber uma das caixas ou maletas. Isso foi liberado ontem, então pode ser que já tenha esgotado.[/Atualização]

[Segunda Atualização]Agora é assim: passaram dos 6 mil! Serão liberadas mais 15 caixas e mais uma maleta chumbada! As caixas e maletas originais vão receber um upgrade. As novas vão vir com tudo que está na descrição do site. Serão liberadas 5 caixas a cada semana, todas as segundas-feiras, pela manhã. No dia 29 de Agosto, além das caixas, liberam uma maleta. Além disso, com a marca dos 6k, vão ser liberados o arquivo pdf das cartas personalizadas para TODOS os colaboradores e um guia passo-a-passo impresso para todos os que contribuiram com mais de 25 reais.

Pensa que acabou? Que nada, se chegar aos 8 mil (!!), mais coisas:

  • Arquivo digital de TODAS as imagens internas do livro em alta resolução e abertas pela Creative Commons, para todos os colaboradores
  • Um poster de filme Fake, em A2, com opção de escolha de uma das artes que abrirá os capítulos do livro, pra quem contribui com 35,00 ou mais;
  • Uma mixtape especial, carregada no setentismo do funk, soul e samba-rock feita exclusivamente para o Violentina pelo DJ e secular residente Garrell, liberada gratuitamente para todos,

É o Violentina sacudindo o cenário indie do RPG brasileiro![/Segund Atualização]

About Igor "Bone" Toscano

Já foi MIB da SJGames, playtester, tradutor, revisor, organizador de eventos locais. Só falta mesmo publicar um jogo.
This entry was posted in RPG and tagged , , , , , , , . Bookmark the permalink.

2 Responses to Novidades sobre a Campanha de Financiamento Coletivo do Violentina

  1. Pingback: Violentina: Atualização#1 – 1°Semana, fase 1 «

  2. Valeu Bone, pela força e pelo apoio!

    O evento tá massa!

    Qualquer coisa estamos aí, beleza!

    Abração!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s