Pequenos Heróis – Resenha

Segue uma resenha que saiu no Universo HQ da revista da Devir “Pequenos Heróis”

Sinopse: A antologia Pequenos Heróis presta uma homenagem a vários personagens dos quadrinhos de super-heróis da DC Comics.

Cada história, feita por um ilustrador diferente, mostra crianças e adolescentes comuns, mas que passam por situações extraordinárias, mostrando que, até mesmo nas situações cotidianas, dá para ser um herói. Basta apenas superação.

Positivo/Negativo: Desde sua concepção, há anos, o projeto Pequenos Heróis, de Estevão Ribeiro (mesmo autor da tira Os Passarinhos) é uma prova de que mesmo uma boa ideia sofre para ver a luz do dia no Brasil.

Estevão passou dois anos buscando uma maneira de viabilizar o livro, com muitas dificuldades, sem apoio financeiro. Cabe aqui parabenizar a Devir por ter enxergado a qualidade do material que possuía em mãos e tê-lo, finalmente, publicado.

Em cada uma das histórias de Pequenos Heróis é prestada uma homenagem aos famosos personagens dos quadrinhos: Superman, Batman, Lanterna Verde, Flash, Aquaman, Caçador de Marte, Mulher-Maravilha e Canário Negro. E Estevão reuniu um timaço de craques do traço, cada um com o seu estilo narrativo e de desenho, para obter um saldo pra lá de positivo.

Cada artista conseguiu imprimir suas próprias características à história. Além disso, como as aventuras são mudas, elas ganham universalidade: qualquer um pode ler e compreender.

Como em qualquer coletânea, cada um terá a sua favorita, seja por achá-la a mais emocionante, ou por ter o melhor desenho ou por ser a que retrata o seu personagem favorito. Não importa. Todas são igualmente planejadas e feitas com dedicação, tanto na arte quanto no roteiro. Isso é nítido.

Destaca-se também o trabalho editorial, feito pelo autor e seu parceiro de “crime” Mário César, que também ilustrou a primeira HQ. A ordem das histórias, os textos introdutórios apresentando os artistas, suas biografias e o site para contato, tudo foi bem planejado. Ponto também para os textos bilíngues, em português e inglês. Obviamente, o produto mira outros mercados.

No entanto, a edição também tem os seus defeitos. Faltou cuidado por parte da Devir na revisão nos (poucos) textos editoriais. Considerando-se que é uma revista “muda”, é absurdo passarem erros como “tanto crianças quatro” (quanto seria o correto) e deixa-lo (faltou o acento agudo), na segunda capa; ou “homenagem à Mauricio de Sousa” (acento grave mal usado). E isso vale tanto para os textos em português, quanto para os em inglês, que passaram por um revisor, segundo os créditos.

Fica-se agora no aguardo para o segundo volume deste belo projeto, com histórias homenageando os personagens da Marvel.

Editora: Devir – Edição especial
Autor: Estevão Ribeiro (roteiro) , Mário César, Raphael Salimena, Jaum, Emerson Lopes, Ric Milk e Dandi, Vitor Cafaggi, Leo Finocchi, Fernanda Chiella (arte) e Davi Calil (capa).
Preço: R$ 39,90
Número de páginas: 104
Data de lançamento: Outubro de 2010

About Igor "Bone" Toscano

Já foi MIB da SJGames, playtester, tradutor, revisor, organizador de eventos locais. Só falta mesmo publicar um jogo.
This entry was posted in HQs and tagged , , , . Bookmark the permalink.

One Response to Pequenos Heróis – Resenha

  1. Pingback: Tweets that mention Pequenos Heróis – Resenha | MIB 1602 – Fnord! -- Topsy.com

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s