Zombie Dice

Antes de fazer uma resenha do jogo Zombie Dice, eu quero dizer que a aceitação das pessoas, quando eu o demonstro em eventos, é muito boa. O pessoal sempre fica empolgado e querendo jogar muitas vezes.

O copo principal do jogo. Vêm com os 13 dados.

Talvez por ser um jogo simples e rápido de jogar. Ou então porque é um jogo de gêneros que não estamos acostumados a ver no Brasil.

Mas, afinal, do que se trata o jogo?Como dito logo acima, ele pode ser encaixado em dois gêneros: 1) jogos de dados (como seu jogo irmão Cthulhu Dice) e 2) jogos de “teste sua sorte”, ambos bem raros por aqui.

Como funciona: no jogo, cada jogador faz o papel de um zumbi, querendo fazer o que zumbis sabem fazer melhor. Isso mesmo, comer cérebros!

Temos então um copo com 13 dados, que podem ser de três cores. Cada dado representa uma vítima em potencial e possui três símbolos: cérebros, pegadas e um tiro de espingarda.

São 6 dados verdes, 4 vermelhos e 3 vermelhos, respectivamente indo do quão mais fácil ao quão mais difícil é conseguir se alimentar daquela vítima.

O jogador que inicia então coloca todos os dados no copo e balança bem. Retira, sem olhar, 3 dados aleatórios, e lança-os. Nesse momento, gritar “miooooooooolos” é opcional. Cada um dos dados que cair no símbolo do cérebro vai para um lado. Os que cairem tiro vão para outro. Se sairem pegadas, elas permanecem no meio da mesa.

O jogador então avalia a sua jogada: ele pode decidir parar e marcar 1 ponto para cada dado com cérebro que ele já tenha rolado. Se ele resolver continuar, ele vai re-rolar os dados com as pegadas e tirar aleatoriamente dados do copo até completar 3 dados para rolar de novo.

Só que se a qualquer momento ele tomar 3 tiros, ele não marca NADA naquele turno. Ele continua com os pontos que já tinha, entretanto. Quando isso acontecer, ou caso ele decida parar antes de tomar os tiros, é a vez do próximo jogador.

O jogo então prossegue sempre assim: tirar 3 dados, rolar e avaliar. Decide se vai parar ou continuar, até morrer ou parar. Se parar, marca pontos. Pode parecer complicado, mas acredite, é EXTREMAMENTE simples.

E avaliar as probabilidades também é fácil, mesmo que não necessariamente os valores exatos. Dá pra ter uma noção que, se vc já rolou 5 dados verdes, suas chances de prosseguir são pequenas. Agora, se você rolou 5 dados, 3 amarelos e 2 vermelhos, e desses apenas um foi tiro, suas chances, caso arrisque, são bem boas.

O jogo prossegue até que, ao final da sua rodada, um dos jogadores tenha completado no mínimo 13 pontos. Quando isso ocorrer, o jogadores terminam o turno e quando terminarem, o vencedor é o que possuir mais pontos. Caso haja empate, os empatados fazem mais uma rodada.

A SJGames investiu nesse jogo, e deu certo. Além de um demo virtual, eles lançaram um aplicativo de iPhone e já estão investindo em outros jogos de dados.

Zombie Dice é o ideal para quem quer um jogo rápido e divertido. Dá até pra jogar sem muito espaço disponível.

About Igor "Bone" Toscano

Já foi MIB da SJGames, playtester, tradutor, revisor, organizador de eventos locais. Só falta mesmo publicar um jogo.
This entry was posted in Jogos and tagged , , , , , . Bookmark the permalink.

One Response to Zombie Dice

  1. Pingback: Cthulhu Dice | MIB 1602 – Fnord!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s