Gurps 4ª: o básico

O post anterior comentou várias mudanças entre a terceira edição (que era a única traduzida no país) e a quarta, que será lançada em breve pela Devir. Entretanto, para quem nunca jogou Gurps, todo aquele falatório quer dizer pouca coisa.

Então, vamos a alguns conceitos básicos de Gurps:

Gurps é um sistema genérico e universal. Quase todas as rolagens são feitas com 3d6, sendo que um resultado mais baixo é quase sempre o mais favorável. Os personagens são construidos com pontos. Quanto mais pontos, mais heróicos os personagens e mais versáteis.

A ficha de Gurps se resume a:

– Atributos: São 4, Força (ST), Destreza (DX), Inteligência (IQ) e Saúde (HT). Essas características definem características secundárias (como Pontos de Vida, Percepção, carga, esquiva, etc), mas essas características secundárias tb podem ser aumentadas. Cada atributo começa em 10. Humanos normais costumam ter valores até 20 (sendo que 14 já é considerado um valor muito alto, em um cenário realista).

– Vantagens: As Vantagens em Gurps são características que, de alguma forma, são benignas para o seu personagem. Vantagens são muito diversas para exemplificar, mas incluem desde Aliados e Recursos até melhorias em características. A natureza da Vantagem limita se ela pode ser comprada ou não dentro da proposta do cenário (por exemplo, um braço bionico não faz sentido num cenário realista, mas num jogo de supers ou cyberpunk sim). Quanto mais beneficios, mais pontos custa a Vantagem, em geral.

– Desvantagens: o contrário das Vantagens, características que limitam o personagem. Mesmo algumas “virtudes”, em Gurps, são Desvantagens, como Honestidade. Não porque é ruim tê-las, mas apenas que elas limitam as escolhas do personagem e forçam-no a ser honesto sempre que possível. As Desvantagens, ao contrário das Vantagens DÃO pontos, quanto mais limitantes. Ou seja, se vc pega uma desvantagem de -20 pontos vc GANHA 20 pontos para botar em Vantagens ou Atributos ou Perícias

-Perícias: A lista de Perícias do Gurps é bem extensa. E como o jogo é genérico existe uma coisa que é chamada de Tech Level (Nível Tecnológico). O TL do cenário determina quais Perícias você pode ter e qual tipo de conhecimento está disponível dentro daquela Perícia no seu TL. Ou seja, se vc tem Física/TL 5 vc sabe td da física clássica, mas não sabe nada de física quântica, já que ela só foi desenvolvida no TL 7.

Então se o jogo for medieval (TL 3) é óbvio que Programação de Computadores está fora. E vc é limitado à Matemática sem cálculo diferencial e Cirurgia sem praticamente nada.

Claro que nem toda Perícia depende do TL. Persuasão não depende do nível tecnológico, apenas da sua capacidade de convencer os outros, por exemplo.

As Perícias são talvez a parte mais chatinha, pq requerem um certo trabalho pra quem não está acostumado.

Em Gurps as Perícias são definidas por um Atributo (quase sempre DX ou IQ, com poucas exceções). Essas Perícias podem ser Fáceis, Médias, Difíceis ou Muito Difíceis. Quanto mais dificil for uma Perícia, mais pontos vc precisa gastar nela para aumentar o valor do seu Nível de Habilidade, em relação ao Atributo.

Ou seja, uma Perícia Fácil, se vc gastar 1 ponto, seu NH é igual ao Atributo que a define. Se vc gastar 2 pontos, Atributo+1. 4 pontos, Atributo+2, e por ai vai.

Se ela for Muito Dificil, 1 ponto equivale a um NH baseado em Atributo-3, 2 pontos Atributo-2, 4 pontos Atributo-1, etc.

Mas o legal do Gurps é que a maioria das Perícias tem um default, que pode ser um Atributo ou outra Perícia. Por exemplo, Economia tem como default IQ-6, Finanças-3, Análise de Mercado-5 ou Mercante-6. Significa que eu posso usar o MELHOR desses modificadores para testar Economia, se eu não tiver a Perícia.

Então se eu tenho Análise de Mercado 13, IQ 12 e Finanças 18 eu posso testar Economia com o melhor de 8, 6 ou 15, sem gastar ponto nenhum.

Parece complicado, mas na prática é bem simples, ainda mais qd se pega o jeito.

Além disso, o Gurps versão simplificada está disponível para baixar gratuitamente no site da Steve Jackson: http://e23.sjgames.com/item.html?id=sjg37-1005

About Igor "Bone" Toscano

Já foi MIB da SJGames, playtester, tradutor, revisor, organizador de eventos locais. Só falta mesmo publicar um jogo.
This entry was posted in RPG and tagged , , . Bookmark the permalink.

2 Responses to Gurps 4ª: o básico

  1. guardiaodotesouro says:

    Opa mais um blog sobre Gurps!!!
    Boa sorte com o blog!
    Abraços

  2. Rafael says:

    Muito bom o “post”, parabéns pela iniciativa do blog e gostaria de deixar um pedido:
    Poderia divulgar a minha comunidade de GURPS via Orkut? Temos links para livros, sobre o GURPS e mais. Segue link:
    http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=95173432

    Grato e abraços.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s